sexta-feira, novembro 18, 2005

Realização de exames de cadeiras base nos dois semestres

Esta foi a segunda proposta aprovada na RGA de 26 de Outubro de 2005.
O motivo pelo qual esta ideia foi apresentada foi a de evitar que os alunos tenham de suspender inutilmente a progressão das suas carreiras, mantendo os encargos inerentes à frequência no curso universitário.
Não podia estar mais em desacordo com esta proposta, reconheço que a intenção é boa, mas só isso não chega! Um aluno que no primeiro semestre não consegue fazer análise matemática I, se souber que pode deixar essa disciplina para o próximo semestre ele não vai aplicar-se a 100% no primeiro semestre, porque existe outra possibilidade. O resultado final, não seria o pretendido (aumentar a taxa de sucesso escolar), mas sim o arrasto dessas cadeiras ao longo dos semestres.
Não podemos esquecer que essa hipótese já está abrangida no novo sistema de precedências, para além disso, os alunos do novo regime arriscam-se a que (no caso do exemplo dado) os créditos correspondes à inscrição aumentem consideravelmente e que por esse motivo fiquem limitados ao número de cadeiras a que se podem inscrever num semestre.
A função do pedagógico não é o facilitismo, mas sim o melhoramento da aprendizagem do aluno e o aumento da qualidade do ensino.
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